Publicado em 19/05/2025
Com recorde de expositores e participantes, o evento promovido pelo SINDEPAT consagrou-se como o principal evento do setor no país
Campos do Jordão (SP) sediou na semana passada o maior SINDEPAT Summit já realizado, com recorde de marcas expositoras e profissionais participantes. Ao todo, 40 marcas de mais de dez países e 470 visitantes estiveram reunidos para acompanhar painéis e tendências, realizar netoworking, conhecer novos produtos e serviços na área de exposição e participar de confraternizações e visitas técnicas. “Nossa sexta edição do Summit é uma amostra clara de quão fortalecido está nosso setor. Além dos números recordes, tivemos a participação do presidente da IAAPA, associação mundial de parques, em sua primeira visita ao Brasil”, destaca o presidente do Conselho do SINDEPAT, Pablo Morbis.
Jakob Wahl, presidente da IAAPA, apresentou o panorama do setor de parques e atrações no mundo. Antes dele, a deputada federal Renata Abreu, relatora do PERSE em dois diferentes momentos no Congresso, participou da abertura do Summit. “É uma alegria estar neste evento que reúne um setor tão unido, que entendeu para que serve o associativismo e sabe trabalhar conjuntamente em sua defesa”, disse. No segundo dia do Summit, foi o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto Lucena, quem prestigiou o evento. “Os parques e atrações são essenciais para o Turismo. É muito bom ver a pujança do segmento e é uma honra receber este evento em nosso Estado.” O prefeito de Campos do Jordão, Carlos Eduardo Pereira da Silva, o Caê, também destacou a importância do Summit para a cidade.
Para a presidente executiva do SINDEPAT, Carolina Negri, o sucesso do Summit mostra como o setor de parques e atrações está em ebulição no Brasil. “Isso também aparece nos resultados do terceiro Panorama Setorial, apresentado no Summit, e em vários dos painéis.” Entre os destaques do Summit 2025 esteve a participação de Justin Schwartz, referência em segurança na Universal Creative, que palestrou sobre o tema em sua primeira visita ao Brasil.
Pablo Morbis ressalta também o crescimento da associação. “O SINDEPAT nasceu com 12 associados, em 2003, e hoje reúne mais de 100 parques, atrações e fornecedores. Esse crescimento é mais um reflexo da expansão do setor”, diz. “Acreditávamos no aumento do número de participantes nesta edição do evento por conta da localização, em Campos do Jordão. Nosso Summit sempre foi conhecido por reunir os CEOs e diretores dos principais parques e atrações do Brasil, mas queremos ir além. Queremos reunir as equipes técnicas, queremos trazer conteúdos relevantes para diferentes áreas de operação dos parques e atrações para, desse modo, fazer do Summit o que já fazemos do SINDEPAT: uma associação e um evento para todos.”
Observatório Nacional do Turismo
Além de cenário para a divulgação dos resultados da terceira edição do Panorama Setorial, disponível para download no site do SINDEPAT (www.sindepat.com.br), o SINDEPAT Summit foi o local do anúncio da parceria entre o SINDEPAT e o Observatório Nacional de Turismo, da Itaipu Parquetec. A parceria permitirá a realização de estudo para diagnosticar o grau de maturidade do setor de parques e atrações no que diz respeito à Sustentabilidade. “Sabemos que nossos associados, parques temáticos, parques aquáticos, naturais, zoológicos, aquários e atrações turísticas, têm diferentes ações nos pilares ESG – Sustentabilidade, Social e Governança – e queremos mensurar o grau de maturidade dos diferentes empreendimentos associados, ampliando essa pesquisa para todo o setor”, diz o presidente do Conselho do SINDEPAT.
A pesquisa será conduzida pelo Observatório Nacional de Turismo da Itaipu Sustentável, instalado na Itaipu Parquetec. “A parceria com o SINDEPAT fortalece o setor ao viabilizar uma dinâmica própria para a coleta de dados, informações e pesquisas, contribuindo para as discussões sobre políticas públicas e iniciativas que impulsionem o segmento de parques e atrativos”, explica o diretor de Turismo da Itaipu Parquetec, Yuri Benites, membro do Conselho do SINDEPAT.
“Além do trabalho com a associação, os resultados também se estendem diretamente a cada parque e atrativo, permitindo o aprimoramento da experiência de visitação e a aplicação de estratégias mais eficazes de negócio e posicionamento”, completa Benites. “É o caso, por exemplo, das ações em ESG, nas quais estaremos levantando dados e buscando evidências para orientar práticas mais responsáveis, inclusivas e sustentáveis, além de identificar boas iniciativas já adotadas, passíveis de compartilhamento e replicação”, conclui.
DNPD e Mauricio de Sousa
Em parceria com a Adibra, o SINDEPAT homenageou neste ano o cartunista e empresário Mauricio de Sousa. O vídeo em homenagem ao criador da Turma da Mônica destacou seu legado no setor de parques e atrações, com empreendimentos como o Parque da Mônica e a visitação ao MSP Estúdios, ambos na capital paulista, além de parcerias como a da Ilha do Cascão, no parque aquáticos Wet´n Wild.
Entregue pelos representantes da Adibra e do SINDEPAT, a homenagem foi recolhida pelos personagens da Turma da Mônica, que também participaram do evento. Como eles, personagens do Sítio do Picapau Amarelo e da Vila dos Smurfs animaram os coffee breaks da programação do SINDEPAT Summit.
O Summit foi o lançamento também da 15ª edição do Dia Nacional das Pessoas com Deficiência em Parques e Atrações, o DNPD. A edição de 15 anos do evento, que tem em sua logomarca Luca, personagem cadeirante da Turma da Mônica, cedido pela MSP Estúdios, ganhará novidades neste ano. Além da participação de outros personagens da turminha, o evento, realizado próximo a 3 de dezembro, quando se celebra o Dia Mundial da Pessoa com Deficiência, deverá ocorrer em período maior que a primeira semana de dezembro. “Queremos comemorar a 15ª edição do DNPD com uma ação especial, que abrace mais parques e atrações e inclua mais participantes. Queremos ampliar a visibilidade para as pessoas com deficiências, razão de ser do DNPD”, conta a presidente executiva do SINDEPAT, Carolina Negri.
Carbono Neutro e Ações Sociais
A sexta edição do SINDEPAT Summit recebeu o Selo Evento Neutro, emitido pela Eccaplan, por compensar as emissões de carbono realizadas durante o evento, apoiando projetos ambientais brasileiros certificados. No SINDEPAT Summit, a quantidade de carbono foi neutralizada por meio do apoio a projetos ambientais certificados. Nesta edição, a preocupação com a redução do uso de plástico e papel na produção do evento foi intensificada. Todos os estandes e a cenografia do SINDEPAT Summit foram feitos em tecidos, doados para o Grupo Primavera, ONG de Campinas (SP) que atende famílias em condição de vulnerabilidade social. “Esse material vai ser transformado em lençóis, almofadas e até bonecas”, conta Carolina.
As bolsas entregues a todos os participantes do evento são da marca Tereza Vale a Pena, criada para a comercialização de produtos confeccionados pelos participantes de cooperativas de pessoas presas. Trata-se de um negócio social, que não visa lucro. “Cada bolsa traz uma etiqueta com a história de alguma das participantes da cooperativa social, presa ou egressa. São histórias emocionantes e que merecem ser ouvidas”, diz a presidente executiva do SINDEPAT.
Em paralelo ao SINDEPAT Summit, foi realizado o 1o Encontro de Teleféricos do Brasil. A manhã do segundo dia do evento também contou com o Café de Oportunidades, com a apresentação dos destinos Angra dos Reis (RJ) e Joinville (SC) a possíveis investidores.
O 6º SINDEPAT Summit teve patrocínio Gold da Doppelmayr; patrocínio Silver do Ministério do Turismo, SpeedKids e Limber/Sparky; e patrocínio Bronze da MultiClubes, além de apoio da Itaipu Parquetec.
SOBRE O SINDEPAT SUMMIT
O SINDEPAT Summit é um evento da indústria de parques, atrações e entretenimento do Brasil. Tem o objetivo de proporcionar networking, promover palestras e painéis com cases e tendências, além de apresentações de produtos, serviços e inovações tecnológicas (showcases) dos expositores para o setor de parques temáticos, aquáticos, atrações turísticas e centros de entretenimento familiar.
SOBRE O SINDEPAT
Associação sem fins lucrativos que reúne os principais parques e atrações turísticas do Brasil. Fundado em 2003, representa e defende os interesses do setor junto aos Poderes Legislativo e Executivo, imprensa e mercado. Tem como objetivo estabelecer bases sólidas para um contínuo e saudável crescimento dos negócios no País, reforçando a importância dos parques e atrações como indutores do desenvolvimento turístico nacional. www.sindepat.com.br.
Clique aqui para ver fotos da Plenária:
Clique aqui para ver fotos da Área de Exposição:
Clique aqui para ver fotos das Confratenizações/Visitas Técnicas
Sindepat - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MW Way